Como Funciona O Mercado Financeiro | Bolsa de Valores

bolsa de valoresAntes de tudo, vamos explicar o que é uma ação. Quando você compra uma ação, está na verdade comprando um pedacinho daquela empresa e passa assim a receber a parte do lucro que lhe é devida. Funciona assim: As empresa precisam aumentar seu capital de giro para continuar expandindo seus negócios, por isso abrem parte de negócio para ser vendida à investidores, que podem ser eu, você, ou qualquer um que tenha dinheiro e queira investir, esse “pedaço da empresa” é negociado em um ambiente específico, a bolsa de valores, lá as ações são vendidas, e a empresa que a vendeu consegue ter o capital que precisa para continuar expandindo seus negócios, consequentemente, quem comprou as ações passa a ser dono de um pedacinho daquela empresa.

Agora que você comprou sua ação e é dono de parte de uma grande empresa, isso significa que você pode influenciar nas decisões e participar da administração da empresa, certo? Pra falar a verdade,não é bem assim que as coisas funcionam!

Existem dois tipos de ações, as preferenciais e as ordinárias, para ter influência nas decisões da empresa você precisa ser dono de um percentual significativo de ações ordinárias, já as ações preferenciais não dão direito a participar das decisões, porém como o próprio nome diz, elas são preferenciais e portanto os portadores desse tipo de ação têm o direito legal de receber dividendos primeiro que os demais. As ações negociadas nas bolsas são ações preferenciais, logo mesmo que você seja dono da maior parte das ações preferenciais de uma empresa, você nunca poderá participar de sua administração, em contrapartida será sempre o primeiro a receber na hora de repartir o lucro.

Como faço para comprar uma ação?

Para comprar uma ação você não pode ir direto a bovespa e simplesmente comprar a ação da empresa que acredita ser rentável, para isso precisará da ajuda de uma corretora de valores, são elas que fazem o intermédio entre entre você e as empresas participantes do mercado de financeiro, as corretoras colocam a sua disposição sua tecnologia e expertise no mercado de valores e em troca recebem uma pequena parte do valor investido. Se você pesquisar com sapiência encontrará facilmente uma corretora de confiança.

Quem já assistiu a um filme mais antigo tem na memória as bolsas de valores como um lugar estressante com muitas pessoas falando e gritando ao mesmo tempo, graças à tecnologia, isso não existe mais, este processo tornou-se tão simples como fazer uma transferência bancária. Hoje, quando contrata-se uma corretora de valores, automaticamente, você passa a ter acesso a uma plataforma digital que o permite que, com alguns cliques do mouse, você possa comprar e vender ações quase que instantaneamente.

Ações de Empresas Abertas Vs Cotas de Empresas Privadas

Compra de AçõesNem todas as empresas têm ações disponíveis para o público, muitas empresas decidem manter seu capital fechado, o capital dessas empresas é dividido em cotas e o número de sócios é limitado e para levantar capital elas recorrem a empréstimos empresariais junto aos bancos. Para investir em uma empresa de capital fechado é preciso abordá-la diretamente e negociar com os donos. Um dos pontos fortes desse tipo de empresa é que há um menor número de sócios participando de suas decisões, o que pode significar uma menor exposição a especulações.

Já nas empresas cujo as ações são públicas e negociadas no mercado de valores a exposição a especulações é muito maior. Boas notícias envolvendo a empresa podem causar um frenesi de compras e más notícias podem causar um Frenesi de vendas. Isso faz com que os preços das unidades em negociação oscilem bruscamente para cima e para baixo. Este é o básico da oferta e da procura. Quando há uma forte demanda por algo, o preço que o mercado está disposto a pagar aumente. Quando há uma baixa demanda ou grande oferta de algo, o preço que o mercado está disposto a pagar diminua.

Existe um grande mito sobre o mercado de ações. Infelizmente, as pessoas geralmente o anunciam como um esquema de ficar rico rápido ou uma maneira de perder muito dinheiro. A verdade está em algum lugar no meio. Para um novato, o mercado de ações pode ser muito intimidante. No entanto, não é este o lugar mágico e assustador que muitos rotulam. Se você é alguém que está querendo investir em ações, você precisa aprender a analisar as empresas. A dica é que comece investido em ações com baixo risco, são menos rentáveis porém mais seguras e aos poucos ir migrando para investimentos mais arriscados que podem lhe proporcionar maiores ganhos.
Este é o conceito básico de como funciona o mercado de ações. Há muito mais o que se explorar, mas isso fornece uma boa compreensão dos princípios básicos.

A VMACRED oferece diversas soluções e informações úteis para a sua vida financeira. Não deixe de ver a nossa última postagem sobre o Refinanciamento de Dívidas para Pequenas Empresas.