Como os bancos funcionam?

O interessante de um banco é que o seu funcionamento parte de nossa confiança. Confiamos ao banco nosso dinheiro para mantê-lo seguro e bem administrado, o banco usa esse dinheiro para financiar projetos e o empresta para os que precisam de capital. Os bancos podem legalmente conceder mais crédito do que eles têm em dinheiro. Ainda assim a maioria de nós tem total confiança na capacidade do banco de proteger o nosso dinheiro para que esteja disponível quando precisarmos.

Então por que preferimos guardar nosso dinheiro em um banco quando poderíamos simplesmente guardá-lo em um cofre em casa ou em um colchão como antigamente ? É apenas pelo fato de que eles pagam juros sobre algumas de nossas contas? Será que é porque sabemos que se temos o dinheiro em nossos bolsos iremos gastar? Ou é simplesmente a conveniência da utilização de cartões de débito em substituição do dinheiro papel?

Todas as repostas podem estar corretas, mas em especial nos dias de hoje a tecnologia empregada pelos bancos torna-se um dos principais fatores. Agora que já não temos que pegar filas para pagar nossas contas e que tudo está ao toque de um dedo, não ter uma conta bancária é algo inimaginável.

Um banco é uma instituição que lida com dinheiro e seus substitutos e fornece outros serviços financeiros. Os bancos aceitam depósitos e fazem empréstimos para auferir lucro a partir da diferença das taxas de juros pagos e cobrados, respectivamente. Os bancos são essenciais para a nossa economia. A principal função dos bancos é captar dinheiro para emprestá-lo para outras pessoas que o usará para realizar sonhos como comprar a casa própria, colocar seu filhos em bons colégios, viajar ou até mesmo abrir uma empresa, gerando empregos e mais capital.

Como funcionam os empréstimos bancários?

funcionamento dos bancos-blog

funcionamento dos bancos-blog

Como foi dito anteriormente, em um banco tudo é confiança. Estamos confiantes de que o banco terá o nosso dinheiro disponível para quando precisarmos. Estamos confiantes de que ele honrará seus compromissos e pagará nossas contas.O que é difícil de entender é que enquanto algumas pessoas estão diariamente colocando dinheiro no banco, do outro lado o banco está emprestando o mesmo dinheiro e mais um pouco a outras pessoas. Os bancos conscientemente concede mais crédito do que eles têm em dinheiro, o que é um pouco assustador, mas se você vai para um banco e procura o seu dinheiro, você o obterá imediatamente. No entanto, se todos resolverem ir ao banco ao mesmo tempo e exigirem o seu dinheiro o banco entrará em colapso e não conseguirá pagar a todos.

Embora o Banco Central exija que os bancos a mantenham uma certa porcentagem do seu dinheiro em reserva, se todos vierem para sacar o seu dinheiro ao mesmo tempo, não haveria dinheiro suficiente. No entanto, a chave para o sucesso dos bancos ainda reside na confiança que os consumidores têm na capacidade do banco para crescer e proteger o seu dinheiro. Portanto os bancos dependem fortemente da confiança de seus clientes e a confiança depende da percepção de integridade, por isso o setor bancário é altamente regulamentado pelo governo.

Diferença entre os tipos de bancos

Segundo o Banco Central existem vários tipos de instituições bancárias e inicialmente estavam bastante distintas. Os bancos comerciais foram originalmente criadas para fornecer serviços para empresas. Agora, a maioria dos bancos comerciais oferecem contas a todos.
Os bancos de poupança, de poupança e de empréstimos, os bancos cooperativos e as cooperativas de crédito são efectivamente classificadas como instituições de poupança. Cada uma inicialmente concentrada em uma reunião necessidades específicas de pessoas que não foram cobertos por bancos comerciais. Os bancos de poupança foram originalmente fundada para fornecer um lugar para os trabalhadores de baixa renda para salvar seu dinheiro. Associações de poupança e empréstimo e bancos cooperativos foram estabelecidas durante os anos de 1800 para tornar possível a aquisição de imóveis de trabalhadores de fábrica e outros trabalhadores de baixa renda. As cooperativas de crédito foram criadas inicialmente por pessoas que partilham de um vínculo comum, trabalhavam na mesma empresa (normalmente uma fábrica) ou viviam na mesma comunidade. A função principal da união de crédito foi para fornecer empréstimos de emergência para as pessoas que não poderiam obter empréstimos de bancos tradicionais. Estes empréstimos podem ser para coisas como despesas médicas e outros imprevistos.
Os bancos são exatamente como as outras empresas. O seu produto principal é o dinheiro. Outras empresas vendem produtos ou serviços; bancos vendem dinheiro — sob a forma de empréstimos, certificados de depósito (CDs) e outros produtos financeiros.

Por que pagamos juros nos empréstimos

O dinheiro é uma das mercadorias mais perecíveis que existe, isso porque o dinheiro perde seu valor de compra com o passar do tempo, esse efeito de perda de poder de compra do dinheiro é conhecida como inflação.

bancos funcionamentoA taxa de juro que um banco cobra de seus correntistas precisa corrigir o efeito da inflação para que o banco não leve prejuízo, uma vez que o banco empresta dinheiro no presente e o recebe no futuro. A taxa de juros também é influenciada por vários outros fatores como o risco envolvido na operação (uma operação cujo o banco entende que tem alto risco de não ser honrada paga juros maiores que as que não apresentam riscos relevantes), influência também a razão entre o número de pessoas que desejam contrair empréstimos e a quantidade de dinheiro que o banco tem disponível para emprestar, a conhecida lei da oferta e procura, outro elemento que exerce forte influência nos juros cobrados pelos bancos é o governo, que usa de artifícios fiscais para manter as taxas de juros elevadas ou baixas, conforme seus interesses. Como mencionado na seção anterior, o montante disponível para emprestar depende também da exigência de Reserva Federal definida pelo Banco Central. Ao mesmo tempo também podem ser afetados pela taxa de fundos, que é a taxa de juros que os bancos cobram uns aos outros para os empréstimos a curto prazo para atender às suas exigências de reserva.

Como vimos são vários e complexos os fatores que definem se as taxas de juros serão baixas ou altas, então pra ficar mais fácil entenda assim: juros é remuneração do dinheiro que se em função do tempo, uma espécie de aluguel que onera “ o locatário do dinheiro” e remunera os poupadores.

VMACRED soluções financeiras oferece informações úteis e relacionadas ao mercado financeiro, para que você possa se organizar financeiramente. Veja a nossa última postagem sobre investimento imobiliário.