Benefícios da Consolidação de Dívida


A consolidação da dívida é o ato de unificar uma série de dívidas em uma conta ou prestação por mês. Por exemplo, você faz um empréstimo pessoal para pagar suas contas de cartão de crédito, empréstimo estudantil,  financiamento de carro ou financiamento imobiliário, etc. Assim, você usa um único empréstimo para pagar empréstimos menores. 

consolidação de dívida

A consolidação da dívida é diferente da liquidação da dívida. A liquidação da dívida acontece quando o credor e o mutuário entram em acordo com um saldo reduzido no pagamento integral, facilitando o pagamento da dívida. No entanto, tal liquidação afeta negativamente a pontuação de crédito do mutuário. Quando um mutuário consolida a dívida, ele ou ela está utilizando os fundos de um empréstimo para pagar múltiplas dívidas. Aqui, o mutuário pretende pagar a dívida, evitando impactos negativos na pontuação de seu score ou crédito.

 

Vantagens na Consolidação de Dívida:

  1. Um Único Pagamento

    Quando você usa um empréstimo para pagar outras dívidas, você não precisa se preocupar com o gerenciamento de múltiplos débitos e prazos. Fica muito mais fácil você acompanhar e gerenciar suas finanças. Isso também permite que você escolha parcelas mensais menores  com prazos mais longos.

    2. Taxa de juros reduzida

    Consolidar a dívida ajuda reduzir significativamente o custo e o dinheiro que você paga em relação aos juros. Imagine o que você estava pagando de juros para cada um dos 4 ou 5 empréstimos. Por consolidar suas dívidas em um único empréstimo, você paga tudo restando-lhe uma única taxa de juros, que é muito inferior ao comparar o que você teria pago antes da consolidação da dívida.

    3. Melhoria do seu Score ou Crédito

    Pagamentos atrasados ​​e pagamentos perdidos têm um impacto negativo na sua pontuação de crédito. Ao ter que pagar múltiplos empréstimos, surgem problemas no gerenciamento das despesas. Nesse caso, a consolidação da dívida é a melhor opção para manter sua pontuação ou score em boas condições. Ao pagar outras dívidas com um único empréstimo, você verá a melhoria instantânea da sua pontuação além da facilidade que proporciona.

    4. Eliminação das Ligações de Cobrança

    Evite e-mails, ligações ou sms de cobrança por falta ou atrasos de pagamento. Há também uma boa chance de visitas desagradáveis ​​dos agentes de agências de cobrança. A consolidação da dívida ajuda você a evitar todo o estresse e aborrecimento quando você paga saldos pendentes.

    5. Redução de estresse

    Com um único pagamento em mente, economizando taxas de juros, melhorando a pontuação de crédito e evitando ligações de cobrança, os níveis de estresse são drasticamente reduzidos. Isso ajuda em uma melhor concentração de vários meios para pagar a sua dívida.

 

A VMACRED fornece dicas, informações e notícias financeiras frequentemente. Veja a nossa última postagem a respeito do refinanciamento de imóveis